Páginas

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Missão do campus Alegrete a Portugal


O projeto "Batizei de Alegrete os Reinos Silenciosos da Cidade que Inventei" teve como objetivo uma aproximação cultural, científica e econômica entre a cidade de Alegrete, no Brasil, e a freguesia de Alegrete, em Portugal. O projeto levou mais de 50 alegretenses a Portugal, em uma viagem de 15 dias. A UNIPAMPA acompanhou esta comitiva entre os dias 20 e 24/10/2014.

No dia 20/10, segunda-feira, estivemos em Évora para a cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação entre a UNIPAMPA e a Universidade de Évora. Fomos recepcionados pela reitora, Ana Costa Freitas, às 11h, na sala de cerimônias da universidade. Estavam presentes o Prefeito Municipal de Alegrete, Erasmo Guterres Silva, o presidente da Câmara de Vereadores, Adão Faraco, o coordenador do projeto de aproximação entre o Alegrete de Portugal e o Alegrete do Brasil, José Roberto Ramos, além 50 alegretenses que acompanharam a comitiva e outros membros da reitoria da Universidade de Évora. Após a assinatura, tivemos a apresentação do Coral Municipal de Alegrete.

Na tarde do dia 20/10 visitamos a fábrica de aviões da Embraer em Évora, onde fomos recepcionados pelo seu diretor, João Pedro Taborda. Esta visita foi bastante interessante, pois visualizou-se uma oportunidade de colaboração científica, principalmente na área de materiais compósitos.

No dia 22/10 a comitiva alegretense dirigiu-se à cidade de Santarém, onde fomos recepcionados pelo presidente da câmara local (equivalente ao prefeito). Nesta cidade, fizemos uma visita à Casa Brasil, local bastante importante para o estreitamento das relações luso-brasileiras, com recepção do embaixador honorário do Brasil em Santarém.

De volta a Lisboa, no dia 24/10, estivemos em reunião no Microsoft Language Development Center, onde fizemos algumas prospecções de parcerias, principalmente na área de Processamento de Linguagem Natural.

Assinatura do Acordo de Cooperação entre a UNIPAMPA e a Universidade de Évora - Portugal
Cerimônia na Câmara Muncipal de Santarém - Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário