Páginas

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Centro de Inovação e Tecnologia do Arroz é apresentado à Finep.

Dia 13/11 estive na Finep, no Rio de Janeiro, para realizar a apresentacão oral do projeto proposto pelo PampaTec para o edital de apoio aos parques tecnológicos. O projeto prevê a criação do Centro de Inovação e Tecnologia do Arroz (CITA) junto ao PampaTec, como forma de nuclear as atividades de pesquisa e transferência tecnológica às empresas dentro da cadeia produtiva orizícola. O objetivo é agregar valor e tornar mais eficiente o processo produtivo.

Exemplos de pesquisas que já estão em andamento na UNIPAMPA são as que estudam a utilização da sílica resultante da queima da casca do arroz em materiais como cimento (para a produção de pavers para pavimentação) e argila (para a produção de materiais refratários de maior resistência). Também está sendo testado o uso da cinza da casca de arroz como fertilizante. 

Além do aproveitamento dos resíduos, outra frente do CITA deve ser a promoção da eficiência energética das bombas de irrigação das lavouras. Pretende-se diminuir o consumo de energia elétrica da irrigação e, consequentemente, o custo da produção.

O CITA deve nuclear as pesquisas e oferecer serviços laboratoriais especializados até então não existentes na região. O projeto está orçado em aproximadamente 2,5 milhões de reais.

O resultado da avaliação da Finep deve sair até o final do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário